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Comunicação Consciente
e Afetiva

 
Aprender a comunicar é uma arte que envolve uma elevada autoconsciência das próprias necessidades e valores pessoais, assim como treino na observação das necessidades e valores pessoais dos outros. Grande parte do conflito humano tem na origem essa falta de consciência e de treino. Nesta formação vamos treinar técnicas assertivas de expressão que promovem a aproximação humana perante as diferenças.


Objetivos:
- Melhorar o clima laboral ou familiar e restabelecimento de laços de confiança
- Estabelecer bases de comunicação assertiva douradoras em equipas humanas.
- Criar hábitos de autoconsciência emocional e de assunção de necessidades.
- Entender estratégias de comunicação que não funcionam.
- Assumir o conflito e entendê-lo como oportunidade de fortalecimento da relação entre as partes.

Destinatários: Público em geral, profissionais das áreas do ensino e da saúde

Metodologia: Vivencial e trabalhos em grupo

Duração: 10 Horas de formação presencial online, 4 sessões de 2 horas e meia:

Programa:

  1. A comunicação consciente
       - A compaixão e a observação desapegada como base da comunicação
       - A expressão emocional
       - Trabalhar a empatia e escutar com o coração
    2. Comunicar de forma inteligente
       - Estratégias comunicacionais que não funcionam
       - Analisar o conflito na comunicação: desviar a atenção do desejo à necessidade
    3. Componentes da Comunicação Não Violenta
       - Aprender a observar sem avaliar
       - Identificação e expressão de sentimentos
       - Identificação de Necessidades
       - Efetuar um pedido (pedidos vs exigências)
       - A receção empática
    4. Aplicações da CNV no Desenvolvimento Pessoal

Nº de participantes: mínimo 8 e máximo 20 pessoas