|
Retiro Espiritual : ARS MORIENDI - A Arte de Morrer
O Acompanhamento espiritual de doentes em fim de vida, segundo a abordagem Cristã e Budista
Facilitadores: Frei Hermínio, Monja do Budismo Tibetano Tsering Paldron, Terapeuta Carol Gouveia Melo.
Maurice Zundel pergunta-nos: O que fazemos da nossa vida? Estamos à procura de nós mesmos, fugimos de nós, reencontramo-nos de forma intermitente e nunca chegamos a fechar o círculo, a definir-nos a nós próprios, a saber quem somos... Não temos tempo, a vida passa tão depressa, estamos absorvidos pelas preocupações materiais ou por diversões... e, finalmente, a morte chega e é em sua presença que tomamos consciência de que a vida poderia ter sido algo de imenso, de prodigioso, de criador. Mas já é tarde demais... e a vida só adquire todo o seu relevo no imenso desgosto de uma coisa inacabada. É, então, que a morte, justamente porque a vida ficou inacabada, aparece como um poço sem fundo....
O que é uma vida inacabada? Vivi a minha vida com sentido? Ou deixei-a deslizar entre os dedos? Estive presente na vida dos que amo e sinto-me em paz com eles? Ou ficaram coisas por dizer e fazer e sinto remorsos? Essas são algumas das questões que nos pomos ao longo da vida e que podem atormentar alguém que se aproxima do final da sua vida.
Objetivos e enquadramento:
Este retiro vem ajudar-nos a pensar na nossa própria morte, aumentando a qualidade da nossa vida, e a entender as necessidades espirituais de uma pessoa em fim de vida para que possamos oferecer-lhe uma presença de qualidade.
Ars moriendi é o nome de dois textos datados de aproximadamente 1415 e 1450 que oferecem conselhos sobre os protocolos e procedimentos de uma “boa morte”, segundo os conceitos cristãos do final da Idade Média.
Programa:
Durante as manhãs, o Frei Hermínio irá partilhar connosco a sabedoria do Ars Moriendi e a abordagem Cristã actual do acompanhamento espiritual de uma pessoa em fim de vida e Tsering Paldron irá abordar os ensinamentos budistas sobre o acompanhamento em final de vida com base no Livro Tibetano da Vida e da Morte.
Durante as tardes, os participantes serão acompanhados por Carol Gouveia Melo, para exercícios práticos de desenvolvimento pessoal e acompanhamento espiritual do doente.
Antes do pequeno-almoço e depois de jantar, decorrerão ainda actividades diversas, como meditação, discussão de um filme sobre o Livro Tibetano da Vida e da Morte, um ritual de luto e outras actividades a anunciar.
Para mais informações contatar-nos através do e-mail: formacoes@amara.pt