|
A maior parte de nós sente muito naturalmente compaixão quando um amigo próximo está a enfrentar uma dificuldade. No entanto, muitas vezes temos dificuldade em ter uma atitude semelhante para connosco.
A auto-compaixão é a capacidade de nos confortarmos, acalmarmos e motivarmos com encorajamento quando estamos a sofrer ou nos sentimos inadequados ou incapazes, como faríamos com um amigo. É reconhecer que atravessamos um momento difícil, não ignorar as nossas emoções e também não nos julgarmos. Pode ser cultivada através da ligação com a nossa compaixão inata pelos outros, que também ajuda a crescer e a apoiar.
Ser amigo de nós próprios é muitas vezes necessário para ser amigo dos outros. Cultivar os nossos recursos interiores é uma condição para estarmos disponíveis para os outros.
O programa de MSC, destinado a cultivar a capacidade de auto-compaixão, foi desenvolvido pelos psicólogos e investigadores norte-americanos Dr. Christopher K. Germer, especialista na integração da mindfulness com a psicoterapia, e a Dra. Kristin Neff, investigadora pioneira auto-compaixão.
Este programa combina as capacidades de mindfulness (consciência plena ou atenção plena) e de auto-compaixaÌo (a capacidade de responder com bondade ao sofrimento pessoal) para melhorar a nossa capacidade de bem estar emocional.
A investigação científica tem vindo a mostrar que a auto-compaixaÌo aumenta muito o bem-estar emocional, reduzindo a ansiedade e a depressão. Ao tornarmo-nos mais plenamente conscientes e compassivos, sentimos mais leveza e bem-estar na nossa vida quotidiana.
Objectivos:
- Compreender o que é a auto-compaixão.
- Identificar recursos e forças interiores para aumentar a capacidade de resistir a situações difíceis.
- Utilizar a compaixão para viver de acordo com as suas necessidades.
- Motivar-se com gentileza em vez de auto-crítica.
- Acolher as emoções difíceis de forma mais pacífica
- Trabalhar sobre as relações difíceis.
- Gerir a fatiga empática nas relações de cuidado formal ou informal.
- Aprender a praticar a arte de saborear, apreciar a vida, auto-apreciar-se.
Temas de cada sessão
- Sessão 1: Descobrir a autocompaixão
- Sessão 2: Praticar a mindfulness
- Sessão 3: Praticar a Bondade Amorosa
- Sessão 4: Descobrir a voz compassiva
- Sessão 5: Vivendo profundamente
- Sessão R: Mini-retiro de silêncio
- Sessão 6: Enfrentar emoções difíceis
- Sessão 7: Explorar relações desafiantes
- Sessão 8: Abraçar a vida
Destinatários: Pessoas que desejam lidar melhor com emoções difíceis, melhorar a relação consigo próprios e com os outros tornando-as mais positivas. Pessoas com tendência à auto-crítica. Cuidadores informais, profissionais ou voluntários ligados à saúde, educação ou outro tipo de relação de ajuda por forma a diminuir os riscos de fadiga empática.
Metodologia
- Práticas formais (meditação, movimento corporal)
- Exercícios e práticas informais ligadas a situações da vida quotidiana
- Exposição teórica sobre o funcionamento das emoções e do cérebro na reação às situações novas
- Partilhas em grupos pequenos e grande grupo e instruções personalizadas.
O que inclui a inscrição
- 8 sessões de 2h30 e meio-dia de retiro
- Gravações das meditações guiadas
- Disponibilidade das professoras entre as sessões quando necessário
Outras informações
Não é necessária experiência prévia para participar no curso, no entanto é necessário um compromisso por parte dos participantes de presença nas sessões e prática diária entre 15' e 30' entre elas. Para beneficiar plenamente do programa, os participantes precisam de estar realmente envolvidos.
O programa não tem um objetivo terapêutico, não se trata de uma terapia de grupo, no entanto tem efeitos terapêuticos.
Nº de participantes: mínimo de 8 e máximo de 12 pessoas
Duração: 30 horas: 8 sessões de 2h30 mais um dia de retiro de 4h.
Certificado de formação: Será fornecido certificado de participação a cada formando que assista à pelo menos 90% da formação, após preenchimento da ficha de avaliação.
Facilitadoras
Susana Dagot é fasciaterapeuta e formadora em Mindful Self-Compassion, treinada pelo Center for Mindful Self-Compassion.