
Escuta Ativa – Lisboa
9 Nov 2019 / 9:30 - 8 Mar 2020 / 18:30

A escuta ativa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.
Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais, como meios necessários à escuta ativa.
Saber ouvir traz vários benefícios, assim como:
- Identificar e lidar com sentimentos;
- Compreender o sentido da sua vida;
- Encontrar formas de gerir os seus problemas;
- Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
- Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
- Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
- Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
- Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;
A escuta ativa não é um conjunto de técnicas que se aprende, mas sim o desenvolvimento de “certas” qualidades pessoais necessárias na forma de estar com o outro. No entanto, a capacidade de ouvir ativamente pode ser afetada por fatores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta ativa.
O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.
Objetivos da Formação
A formação da Escuta Ativa tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreensão, para que ele possa desenvolver as capacidades pessoais e profissionais necessárias para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.
Estarão aptos a:
- Integrar os princípios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas;
- Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experienciando e incorporando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
- Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
- Comunicar de forma genuína, permitindo que o seu Eu seja uma partilha de ‘humanidade’ na relação como o outro;
- Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de grupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.
Métodos pedagógicos:
Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;
Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;
Ativo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta ativa.
Realização da Formação
Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada
Datas:
- 9 e 10 de Nov.2019
- 14 e 15 de Dez.2019
- 18 e 19 de Jan.2020
- 15 e 16 de Fev.2020
- 7 e 8 de Mar.2019
- Horário: 9.30 às 18.30 – um fim de semana por mês
- Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
Mais informações: https://amara.pt/cursos/