Escuta Ativa – Lisboa

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Escuta Ativa – Lisboa

9 Nov 2019 / 9:30 - 8 Mar 2020 / 18:30

A escuta ativa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais, como meios necessários à escuta ativa.

Saber ouvir traz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

A escuta ativa não é um conjunto de técnicas que se aprende, mas sim o desenvolvimento de “certas” qualidades pessoais necessárias na forma de estar com o outro. No entanto, a capacidade de ouvir ativamente pode ser afetada por fatores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta ativa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa  tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreensão, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pessoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os princípios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experienciando e incorporando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuína, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de grupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

Ativo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta ativa.

Realização da Formação

Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada

Datas:

  • 9 e 10 de Nov.2019
  • 14 e 15 de Dez.2019
  • 18 e 19 de Jan.2020
  • 15 e 16 de Fev.2020
  • 7 e 8 de Mar.2019

 

  • Horário: 9.30 às 18.30 – um fim de semana por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.

Mais informações: https://amara.pt/cursos/

Inscrições: https://forms.gle/DwSz21groAnqNvny8

Detalhes

Início:
9 Nov / 9:30
Fim:
8 Mar 2020 / 18:30
Categoria de Evento:

Local

Hotel Lisboa Plaza
Travessa Salitre 7
Lisboa, 1269-066 Portugal
Telefone:
915 474 467