Equipa AMARA


Miguel Borges – Presidente

Gosta de criar laços e desfazer nós. Pai encantado, marido apaixonado, desenhou a casa onde vivem, feita de madeira, integrada num projeto de auto-sustentabilidade familiar. Respeita a vida como se cada instante fosse eterno, adora pintar com a família, ler, ouvir música, conduzir, passear a cadela que os adotou, cuidar da horta bio e das galinhas que criou. Sim, precisa de se sentir inteiro em tudo o que faz! Surdo bilateral, puro biónico, grato às maravilhas da ciência e da engenharia ao serviço da audição. Hoje sabe que há uma outra voz que vem da alma. É essa que mais se desafia a escutar. [by Marta Brites]

Eng. Sistemas Decisionais, Modelos Econométricos de Tomada de Decisão (ISIG). Pós-Graduado em Gestão Estratégica (IESE-Univ. Navarra; Barcelona). Pós-Graduado em Finanças (UCP-FCEE). Pós-Graduado em Marketing (CIFAG). Massagista Tui-Na. Professor de Yoga. Dinamizador de Projetos de Investigação Científica. CoFundador e Presidente da Amara. Missionário (Guiné, Benin). Autor.


Susana Leitão Dagot – Vice-Presidente Executiva

Desde muito cedo me confrontei com a questão do sentido da vida. Qual o objectivo de viver? O que faço aqui? Seguramente que viver deve ter um significado mais profundo! E, dada interdependência entre as duas, não podia ignorar a morte. A formação da AMARA ajudou-me a abordar este tema de forma serena e a poder lidar com os meus medos. E deu-me vontade de ajudar outros a fazê-lo também.

Formadora em Mindful Self-Compassion. Pós-Graduada em Psicopedagogia Perceptiva pela Universidade Fernando Pessoa. Licenciatura em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.


José A. Barreiros – Director

 “….e o fruto do Serviço é a Paz!”.

Assim termina uma oração da Madre Teresa de Calcutá.

Um Serviço real e concreto, que ajuda, protege, escuta, acolhe e acarinha.
Que intervém em compaixão!

É desta forma que entendo o Voluntariado:
– Um Serviço em que devolvemos com o coração tudo o que a vida nos vai ensinando e nós com ela, vamos aprendendo.

Voluntariado, um serviço encarado como uma Missão de Vida, parte integrante de uma Vida com Sentido.
 
Para mim, Voluntariado nestes termos, faz-me todo o sentido na AMARA.

Engenheiro Eletrotécnico (IST), Gestor de Empresas, Mestre em Psicologia


Carol Costeloe – Diretora

Sensibilizei-me por esta área de trabalho quando trabalhava por um cirurgião, David Ernst, que cuidava sempre da pessoa e não apenas da doença. Fui também influenciada pelos livros de Marie de Henezel, psicóloga em cuidados paliativos. Encontrei a mesma filosofia humana do cuidar na AMARA, onde me juntei em 2004 e cá fiquei.

Licenciada em Psicologia Clínica (Open University, RU). Pós-graduada em Relação de Ajuda (ISPA). Doutorada em Medicina e Ciências da Saúde (Universidade de Kent, RU).


Renata Bandeira – Tesoureira

Nasci ao som de “Love Me Do”, sou filha, esposa e mãe 3 filhos.

A minha situação profissional é ser voluntária para a Vida. E agora sou também Tesoureira da Direcção da AMARA.

Trabalhei 33 anos nas áreas de Informática, Contabilidade e Ambiente. Sou Bacharel em Contabilidade, Licenciada em Controle Financeiro, Pós-graduada em Psicogerontologia, gosto de estudar sobre Psicologia da Vida, do Desenvolvimento, do Envelhecimento e da Morte. Esse caminho levou-me até à AMARA, em complemento da minha formação para a Vida. Adepta dum modo de vida “slow”, sou camponesa de alma, amo a serra e a Terra, sou permacultora e adepta duma vida sustentável. E ainda tenho muito que aprender…


Helena Carvalho – Secretária da Mesa da Assembleia Geral

O meu nome é Helena Sou mãe da Beatriz de 31 anos e avó da Alba de 1 ano e essas são, sem hesitação, a minha única e imensa fortuna. Sou abençoada pois os meus pais de 80 e 83 anos estão de boa saúde e tenho irmãos fantásticos que são os meus melhores amigos.
A partida precoce do meu cunhado conduziu-me à Amara, o espaço onde me faz sentido retribuir ao Universo -junto daqueles a quem tenho a honra de acompanhar como voluntária-, as bênçãos que a minha Vida tem recebido.
Obrigatório é referir a minha passagem por Moçambique, as gentes, a terra, o Índico; a minha Alegria em viver; o meu Amor pela Língua e Música Portuguesa; A Dança e o Teatro; e os meus Amigos! Pois esta sou eu.

Mário Madrigal – Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral

Formador, coach e investigador na área de desenvolvimento pessoal e humano. Nasceu em Valladolid (Espanha) e reside em Portugal desde 1996. Formou-se em Economia pela Universidade de Valladolid onde também onde foi professor de várias disciplinas nessa Universidade entre 1992 e 1996. De 1996 a 2002 foi diretor em Lisboa do IECE (Instituto Empresarial de Contabilidade e Economia). Em 2003 fundou o INEDEM (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Empresarial), empresa que dirigiu até finais de 2012, momento em que decidiu dar uma viragem para dedicar-se a trabalhar na área de desenvolvimento humano, fundando a associação Wakeseed. A base do seu trabalho atual é a procura e partilha de ferramentas que promovam a pacificação interna do ser humano. É membro fundador de Harmònicament- Gestió Emocional i Comunicació Constructiva (Barcelona, 2016).

Paralelamente ao seu percurso profissional, fez uma graduação em Coaching e Inteligência Emocional na Universidade Camilo José Cela de Madrid, cursou estudos teatrais em vários centros de Lisboa, é formado em várias terapias complementares e está em permanente formação em diversas áreas do desenvolvimento humano em centros nacionais e internacionais. Entre 2008 e 2010 dirigiu a União Budista no Porto. É formador e voluntário da Amara desde 2010 e através da Wakeseed apoia vários projetos de desenvolvimento em Moçambique.

 

Patricia Arguello – Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Procurei a Amara para aprofundar questões relacionadas com esta temática que me tem inquietado nos últimos anos: o final de vida.

Descobri nos livros do José Vacas (equatoriano),  mimo, escritor, terapeuta, acompanhante o significado deste “ trabalho” e o caminho a percorrer para poder acompanhar em final de vida como um compromisso com os outros

Estou no caminho de (re)descoberta do que tudo isto significa para mim e encontrei nos cursos da AMARA, nos seus formadores e nas pessoas que os frequentam, algumas respostas, desafios e muito aconchego para os receios e expectativas de futuro.

PHD em Ciências da Educação. Mestre em Comunicação Multimedia e Professora do 1° ciclo.