Quem Somos

A AMARA é uma associação sem fins lucrativos que se propõe: contribuir para o acompanhamento das pessoas em fim de vida e das suas famílias, proporcionar-lhes serenidade na vida e dignidade na morte.
A AMARA empenha-se em aprofundar o crescimento e desenvolvimento pessoal dos seus membros e em contribuir para modificar a visão que a sociedade tem da morte, ajudando a que esta seja encarada como parte do processo natural que é a vida. (ler mais).

Missão

Ajudar as pessoas em fim de vida, seus familiares e pessoas próximas, aconselhando-as por forma a Encontrar um sentido para a vida,  Minorar o sofrimento, Proporcionar condições de dignidade na vida e na morte.

Para quem

A nossa acção não é limitada por qualquer religião, ideologia ou preconceito.
A AMARA forma e acompanha voluntários, que queiram e se sintam capazes de acompanhar - preferencialmente integrados em equipas de Cuidados Paliativos juntamente com médicos, enfermeiros e outros acompanhantes - pessoas em situação terminal ou em fim de vida, seus familiares ou amigos, ou individualmente.
A AMARA ajuda também pessoas que procuram maior sentido na sua vida e na Vida por forma a viver melhor.

Visão

Todos, mais cedo ou mais tarde, nos confrontamos com a morte: de um próximo ou de um familiar, ou com a nossa própria morte. De uma forma inesperada ou não, teremos de a olhar um dia, enfrentado receios, dúvidas e incertezas. Mesmo quem lida de forma quotidiana com a morte, nomeadamente os profissionais de saúde, pode não ter aprendido a enfrentá-los. Assim, uma formação adequada é importante, senão necessária para qualquer pessoa sobretudo para os profissionais de saúde e revela-se indispensável para quem faz voluntariado em cuidados paliativos A formação ministrada pela AMARA destina-se: aos seus voluntários para que possam de forma capaz assistir doentes em fase terminal; a médicos; enfermeiras; outros profissionais de saúde para de uma forma mais natural acompanharem os doentes; a qualquer outra pessoa que o deseje. A formação nesta área é um dos pilares de que a AMARA dispõe para realizar os seus objectivos globais. A AMARA deseja também poder contribuir com mais equipas de Cuidados Paliativos ao domicílio assim  como a abertura de uma linha de atendimento telefónico proporcionando um atendimento e apoio personalizados a quem necessite. Num futuro mais distante, a AMARA gostaria de criar instalações  onde doentes em fase terminal possam vir a ser acompanhados, apoiados e acarinhados.

A AMARA vê-se como uma resposta da sociedade civil ao desejo, que toca a todos, de uma morte digna, e que tem sido muito ignorado e descurado pela sociedade. Perante as grandes lacunas actuais e para garantir a sustentabilidade e o sucesso deste projecto, a AMARA precisa não só do trabalho voluntário dos seus assistentes e de outros que o queiram dar, como também de apoios financeiros que ajudem a sustentar os vários projectos que a AMARA se propõe realizar.

Apresentação
História
Agenda
Notícias
Contactos
Links
Como ajudar a Amara
Informações úteis
Colabor. e parcerias
Corpos Sociais
Copyright AMARA
amara@amara.pt